sábado, 31 de março de 2012

Atividade 2.7

Atividade 2.7

Relato da atividade realizada em sala de aula:( sequência didática com o tema :ecologia)

  1)A turma recebeu bem a proposta da atividade?
R:Sim , na realidade a atividade proposta foi uma sequência didática que durou em torno de 10 aulas, que aliou conhecimentos prévios dos alunos e uso de recurso tecnológicos.

2) A proposta envolveu e animou os alunos? Todos ou só alguns? Ou nenhum?
R:A sequência de aula empolgou os alunos  de nodo diversificado, alguns se empolgaram com os vídeos apresentados, outros com a elaboração dos textos no laboratório de informática.

3) O que envolveu os alunos foi a atividade em si ou o uso do laboratório de informática?
R:Acredito que atividade em si , pois a maioria não sabia o que era um hipertexto.

4) Há alguma outra organização do grupo que possa fazer o trabalho transcorrer de forma mais adequada do que a forma que transcorreu?
R:Talvez trabalhar de forma integrada com o professor de língua portuguesa na confecção dos textos.

5.) Há alguma preparação do grupo de alunos que possa contribuir para o trabalho acontecer de forma mais adequada e interessante?
R:O trabalho transcorreu de modo satisfatório pois todos os alunos participaram, talvez por se tratar de um tema interessante gerou questionamentos..

6.) Vocês ficaram satisfeitos com a atividade?
R:Sim, pois podemos trabalhar de maneira mais dinâmica com os alunos,aliando o uso de recursos tecnológicos .

7.)Que coisas puderam perceber quanto à forma de aprender de seus alunos?
R:Durante o desenvolvimento da sequência  didática sobre ecologia, os alunos
não ficaram restritos somente as explicações , questionamentos e tarefas, eles puderam produzir suas próprias impressões do conteúdo exposto, puderam visualizar o conteúdo através de vídeos, o que acredito deixou a aula mais interessante,
 ,  
8.)  Esta atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras séries ou outras disciplinas? De que forma?
R: Sim, só depende do professor adaptar o conteúdo que pode ser trabalhado nas series iniciais, ou até mesmo na disciplina de português.

9.    A atividade pode envolver mais de uma disciplina? Seria mais interessante se envolvesse professores de outras disciplinas?

R:Sim, como mencionado nos itens anteriores ,poderia ser trabalhado em conjunto as disciplinas de ciências e português,

10)   O desenvolvimento da atividade e a forma como aconteceu com seus alunos sugerem algum desdobramento, alguma outra ação que decorra dela e possa ampliar seus ganhos?
R:Sim , através do conteúdo os alunos podem perceber que todos seres vivos interagem uns com os outros.Assim percebem que todos precisam se interagir com o próximo e estabelecerem relações cordiais, além disso a tarefa realizada no laboratório mostrou que precisamos saber conviver melhor  com o próximo saber ouvir o companheiro de grupo(para a confecção do texto).

11) A partir do que foi anotado em sala, seria possível criar uma ficha de acompanhamento da atividade que pudesse ser preenchida pelos alunos ainda durante a atividade e que refletisse o seu processo ao longo dela? Lembramos, ainda, que objetivos muito claros para cada tópico e clareza do que esperam que os alunos abordem podem ajudar nisso.
R:Poderia ser criado uma ficha mostrando quais os avanços dos alunos durante o desenvolvimento da sequência didática., colocando os ganhos durante cada etapa .

Resumo da atividade:


1)Qual ou quais são os objetivos de aprendizagem?
R:Os objetivos da sequência didática foram os seguintes:

Caracterizar e exemplificar o s principais tipos de relações ecológicas entre os seres vivos de um ecossistema.
Entender a importância das relações ecológicas para a manutenção do equilíbrio ecológico.
Entender que nenhum ser vivo vive sozinho, todos depende direta ou indiretamente um do outro estabelecendo assim diversas formas de relações ecológicas.
 Compreender que todas as formas de vida dependem totalmente dos vegetais para sua sobrevivência.
.Sensibilização dos alunos de forma que percebam o quanto dependemos um do outro direta ou indiretamente e a importância desse equilíbrio nos ecossistemas do planeta. Levá-los a perceber o seu papel diante dos problemas ambientais pelos quais estamos vivenciando ultimamente e o que podemos fazer para minimizá-los.


2. Em que séries pode ser realizada?
R:6º ano

3. Qual o conteúdo de que trata?
R: Equilíbrio Ecológico - Relações ecológicas Harmônicas e Desarmônicas.

4.  É adequada para alguma ou algumas disciplinas em particular? Quais?

R:Ciências.

5.De que recursos necessita? (Podem ser, por exemplo, computadores, internet, programas de computador, câmera fotográfica, ambiente de edição cooperativa, correio eletrônico, entre outros.)

R: Data show.
- Laboratório de informática.

6.    Que competências, saberes e capacidades precisa ter o professor? E os alunos.
R:O professor deve ter conhecimentos sobre ecologia , sobre as principais relações ecológicas, saber  utilizar os recursos tecnológicos mencionados no item acima.
Já o aluno precisa saber utilizar o editor de texto ( Word), realizar pesquisas na internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário