segunda-feira, 14 de maio de 2012

ATIVIDADE 3.2 E 3.3


SEQUENCIA DIDÁTICA- TEMA:IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
CONTEÚDOS:
- Alimentação saudável

- Importância dos alimentos

- Água, sais minerais, proteínas. Carboidratos, lipídeos e vitaminas

-Energia e conservação dos alimentos


COMPETENCIAS E HABILIDADES

-Incentivar aos bons hábitos alimentares e identificar os métodos de conservação dos alimentos.
-Refletir sobre os motivos pelos quais nos alimentamos.
-Entender os princípios de uma alimentação saudável.
- Perceber como os vários tipos de nutrientes envolvidos na alimentação atuam nas funções metabólicas do organismo;
- Identificar os problemas de saúde mais comuns podem ter origem na alimentação.
-Diferenciar produtos light do diet.
- Comparar composição nutricional de alguns alimentos ;
-Identificar os malefícios/benefícios do uso do agrotóxico;
-Mobilizar os alunos para a preservação do meio ambiente
- Produzir consciência sobre o aproveitamento dos alimentos para evitar o desperdício
-Levar o aluno que será um futuro agricultor a refletir sobre a atuação pratica dos agrotóxicos e a todos os alunos a repassar os conhecimentos adquiridos para pessoas de suas famílias que trabalham na agricultura.
- Resolver situações-problema, utilizando-se de raciocínios lógicos e demonstrações.

- Realizar as atividades com independência.

-Reconhecer-se como sujeito coletivo, autônomo, participativo, solidário, que respeita e faz-se respeitar, relaciona-se, exerce a cidadania e a democracia.

-Reconhecer-se como corpo que age, aprende, vive, interage, desenvolve-se, adapta-se e deseja, assumindo com responsabilidade a sua saúde e bem-estar com os demais

-Identificar hábitos de autocuidado, autoestima e respeito ao outro.


TEMPO ESTIMADO: 14 AULAS


DESENVOLVIMENTO

ETAPA 01- Apresentação do conteúdo na forma de discussões, fazendo o levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos levando o aluno a ser pesquisador e atuante de produzir conhecimento. Discussão das perguntas em grupo: Por que comemos? E o que é nutrição?

ETAPA 02- Apresentação de slides e vídeo sobre o tema e distribuição de um questionário sobre a alimentação diária dos alunos

ETAPA 03- Exercícios livro didático pag. 99 , 100 e 112.

ETAPA 04-
Pedir aos alunos previamente que levem embalagens de produtos alimentícios.Separar os alunos em dois grupos e cada grupo separará as embalagens que considerem como alimentos que devam fazer parte de uma alimentação saudável.
Após as anotações fazer um cartaz , colando ou desenhando as embalagens e elaboração de gráficos conforme o questionário distribuído aos alunos anteriormente.

ETAPA 05- AULA PRÁTICA:COMO PREPARAR ALIMENTOS EVITANDO O DESPERDÍCIO
Atividade 01- PATÉ DE TALOS
rendimento: 10 porções
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de talos de beterraba.
3 colheres (sopa) de talos de espinafre.
1 copo americano de ricota ou maionese.
MODO DE PREPARO:
Bata os talos no liqüidificador com 1 colher (sopa) de ricota ou maionese. Misture a pasta obtida com o restante da ricota ou maionese. Conserve em geladeira. Sirva com pão, torrada ou bolacha salgada
Atividade 02- Identificação do amido e Digestão salivar 
O que você precisa:
-  água
-  tintura de iodo (comprada em farmácia)
-  copos descartáveis de café, pratinhos ou fundos de garrafas plásticas
-  conta-gotas
-  alimentos diversos: batata crua, arroz cru, arroz cozido, pedaço de pão, pedaços de frutas e de legumes, farinha de trigo, leite, sal, açúcar e amido de milho.
 
 




Como fazer:
1. Coloque um pedaço de cada alimento em um pratinho (ou fundo de garrafa de refrigerante ou copinho de café).
2. Dilua um pouco da tintura de iodo: em um copinho de café com água, coloque 5 gotas de tintura de iodo. Se você não tiver desse copinho, use um copo pequeno comum, complete até a metade com água e coloque cerca de 10 gotas de tintura de iodo.
O amido de milho comercial é o que chamamos de "controle positivo" em sua experiência. Como estamos procurando o amido nos alimentos, a coloração que encontrarmos nesse amido comercial será a coloração que vai aparecer em todo o alimento que contiver amido. Qualquer outra cor indica, então, que não existe amido no alimento testado.
O sal de cozinha é seu "controle negativo", pois nele não encontrará amido.
Anote o que aconteceu com os outros alimentos e tente entender o que está acontecendo.
3. Pingue algumas gotas da tintura de iodo diluída em cada alimento. Se não tiver conta-gotas, derrame com cuidado um pouco da sua solução sobre os alimentos. Observe a coloração dessa solução nos diferentes alimentos.






O que está acontecendo?
O amido é uma molécula complexa formada pela ligação de várias moléculas de glicose, A glicose é um açúcar (ou carboidrato) simples e facilmente consumido pelas células, tanto animais como vegetais. O amido é muito complexo e não consegue entrar em uma célula. 
Ele serve como uma "substância de reserva" em muitas plantas. Ou seja, o amido serve como fonte de glicose para as plantas e para os animais que consumirem essas plantas. Não devemos encontrar o amido em alimentos de fontes animais como o leite, por exemplo.
A reação que observamos aqui é da formação de um complexo de iodo e amido. O iodo se liga no amido, através de uma reação química, dando origem a um composto de coloração azul. Se a solução de iodo não for diluída, o azul é tão intenso que parece arroxeado.
Atividade 05- Identificando proteínas
Ensinar um método de identificação de proteínas
Descrição do recurso:
Guia de experimento que verifica a presença de proteínas no leite, através de adição de hidróxido de sódio ao leite. A mistura fica com cor violeta indicando a presença de proteínas, que são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas (união do grupo amina com o grupo carboxila). O texto do guia faz referência à importância da ingestão de proteínas, relaciona alguns alimentos protéicos e também faz alerta para o excesso dessa ingestão
Depois das atividades práticas- Produzir relatório








Abaixo o desperdício
Veja como é possível aproveitar melhor os alimentos e contribua para a redução da quantidade de lixo no planeta

Dê uma olhada na sua lata de lixo no fim do dia e veja a quantidade de resíduos gerados. Grande parte desse lixo é orgânico, ou seja, composto por sobras de alimento. Um desperdício e tanto! Faça a sua parte e acabe com os exageros. Basta seguir a regra dos três “erres”: Reduzir, Reutilizar e Reciclar:
Reduzir
- Antes de ir ao supermercado, faça uma lista de compras. Assim você adquire apenas o necessário.
- Escolha as frutas e hortaliças da época e observe a validade dos produtos.
- Evite as embalagens de tamanho grande se o produto é pouco consumido por sua família. E dê preferência à embalagem refil na segunda compra.
- Em casa, guarde os alimentos em local fresco e arejado. No caso de despensas, coloque sempre os alimentos mais antigos na frente e siga uma pequena regra: PVPS – Primeiro que vence, primeiro que sai.
- Aproveite ao máximo as cascas, sementes, folhas e talos de alimentos, como beterraba e cenoura. São riquíssimos em nutrientes. 
- Cozinhe somente a quantidade que irá consumir. E se sobrar comida, congele-a se possível.
- Para não jogar comida pronta fora, coloque porções pequenas no prato, e, se ainda estiver com fome, repita.
Reutilizar
Aproveite os alimentos:
- O macarrão do almoço pode ser usado no preparo de um gratinado para o jantar.  Em um refratário, alterne
camadas do macarrão, camadas de queijo mussarela, e de legumes, como brócolis e cenoura ralada. Leve ao forno até o queijo derreter e sirva em seguida.
- Transforme os legumes e verduras em sopas, purês, recheios de tortas e panquecas.
- Sobras de carne ou frango rendem ótimos risotos, bolinhos e recheios de tortas.
- O pão amanhecido pode ser usado no preparo de torrada, farinha de rosca, rabanada ou pudim de pão.
- Sobras de bolo viram deliciosos pavês.
- Se sobrou arroz do almoço, reaproveite-o no preparo de bolinhos ou arroz de forno!
Reciclar
- Organize na sua casa ou no seu prédio uma coleta seletiva do lixo, separando o material orgânico do industrializado.
- Separe também os resíduos de papel, plástico, metal e vidro. Mas lembre-se de lavá-los com água corrente, pois os resíduos orgânicos impedem a sua reciclagem.



ETAPA 06- TRABALHO EM GRUPO

PESQUISAR E APRESENTAR SEMINÁRIOS E DEBATE SOBRE O AGROTÓXICO E ALIMENTAÇÃO CONFORME A TÉCNICA CTS.
-No tocante à utilização da problematização como metodologia de trabalho,quando foi desenvolvida toda discussão, a partir do tema gerador agrotóxico , é importante destacar seus passos:
-três momentos pedagógicos (Angotti & Delizoicov, 1990);
-textos reflexivos
-registros de práticas.
Estas estratégias são fundamentais, pois colaboram com o movimento dinâmico da investigação-ação, permitindo que sejam vividos, nas práticas educativas, momentos de planejamento, ação, observação e reflexão, compartilhados.

APÓS PESQUISA FUNDAMENTADA NO LIED, OS ALUNOS ELABORARÃO UM FOLDER, APÓS UM DEBATE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS.

ALUNAS: ESTEFANIA
                ADALGIZA.





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